Com o verão, o contato com o sol, ambientes úmidos como piscina e praia e ambientes de grande circulação, é comum que algumas doenças de pele apareçam. Mas quais são essas doenças e como tratá-las? Leia este artigo e descubra.

Doenças de pele mais comuns após o verão

A micose é uma doença de pele comum no verão e que pode persistir mesmo após a estação acabar. Esta doença pode atingir a região da pele e das unhas.
Outra doença que pode acometer as pessoas durante e após o verão é o bicho geográfico. Ele é um parasita oriundo das fezes de cachorros e gatos e ao penetrar na pele, pode provocar uma lesão avermelhada semelhante a um mapa, por isso o nome.
A foto dermatose é uma doença de pele que parece uma queimadura, mas, na verdade, é causada pelo contato com alguns alimentos e depois a exposição ao sol. Alimentos como limão, laranja, tangerina e outras frutas cítricas podem causar a lesão.
A mais comum entre as doenças de pele é a queimadura solar. Como no verão os banhos de piscina e mar acontecem com frequência, é comum que as queimaduras solares aconteçam, causando problemas mesmo após o fim do verão.

Como cuidar da pele após o verão

Após o verão, é necessário cuidar da pele e reparar os descuidos s que aconteceram neste período.
A pele muitas vezes apresenta ressecamento e desidratação. A primeira recomendação é tomar banhos mais curtos em temperatura morna e pouco sabonete. Não esquecer de utilizar o hidratante corporal e ingerir bastante água.
Casos em que os danos do verão estejam relacionados a uma doença de pele, é necessário buscar ajuda profissional de um médico dermatologista.

Fonte: Dr. Thiago Motta CRM22337 PR