A Paraná Clínicas iniciou uma ação ESG de logística reversa com objetivo de dar a destinação ambientalmente correta para materiais descartados pela empresa. Recentemente a companhia fez a troca dos uniforme de todos os colaboradores. As roupas antigas, que totalizaram 450 quilos, foram encaminhadas para o reaproveitamento dos resíduos sólidos no ciclo produtivo por meio da Uniformes do Bem, organização que trabalha com a reciclagem de tecidos.

“A Paraná Clínicas está tendo esse cuidado de fazer uma logística reversa têxtil, que é a forma de descarte ideal. Enviamos esse antigo vestuário para essa empresa, que agora vai tratar esse tecido e recriar diversos utensílios como outros tipos de roupa ou mesmo cobertores, que serão doados posteriormente para quem mais precisa. Isso ajuda não apenas o meio ambiente, mas também a própria população em situação de vulnerabilidade social” diz a gerente administrativa Cristiane Fidelis.

A logística reversa é um conjunto de ações que visa recolher, transportar e dar destino adequado aos produtos e materiais descartados, de forma que possam ser reutilizados, reciclados ou descartados de forma segura e ambientalmente correta, gerando economia dos recursos naturais.

A Uniformes do Bem tem a proposta de dar outra destinação para roupas e equipamentos de proteção individual (EPIs) em desuso, diferente do coprocessamento e descarte em aterros. Eles transformam os resíduos em cobertores corta-febre e outros produtos, destinando parte da produção para doação e ações sociais. Por meio de um projeto com uma universidade, a Uniformes do Bem auxilia ainda pessoas em alta vulnerabilidade a ter uma composição de renda familiar, apoio psicossocial, oportunidade de aprendizagem de novos ofícios, proporcionando dignidade e preparo para a inserção no mercado de trabalho.

“Nossa parceria com a Paraná Clinicas é muito importante, pois buscamos por empresas que prezam pela conformidade legal na área ambiental. Com essa mudança de cultura interna, ao realizar o descarte mais consciente e sustentável de seus resíduos, a empresa dá um grande salto para ajudar a tornar a comunidade que nos cerca menos desigual, dando vez e voz para que ocorra uma mudança social. Juntos, nessa corrente do bem, impactamos muitas vidas positivamente”, conclui Thâmara de Lima, gestora de projetos da Uniformes do Bem.